sábado, 21 de maio de 2011

Conceituando Currículo e Sua Integração com as Tecnologias

Escola: Rio Tocantins.
Aluna: Patrícia Rodrigues Antunes
Curso: Ensinando e Aprendendo com as Tic's
Unidade 3           Atividade 4
Marabá, 15 de Maio de 2011.


Conceituando Currículo e Sua Integração com as Tecnologias


Quando começamos a tratar sobre currículo dentro do contexto escolar, ficamos na sem saber ao certo o do que realmente se trata. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, “os currículos escolares promovem uma definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos”. Também poder ser definido pela rede de ensino para que todas as escolas o desenvolvam, de acordo com interesses anteriormente definidos, fazendo que haja um reflexo das experiências em termos de conhecimento que serão trabalhadas com os alunos.
Para se trabalhar melhor o currículo dentro do contexto da escola, acredito que a implantação de projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e comunicação é muito importante, mas dentro da realidade de cada comunidade escolar, contribuiriam de forma bastante relevante no processo de ensino-aprendizagem. Todos sairiam ganhando. Mas tudo isso, por ir de acordo com cada realidade, precisa-se que seja passível de adaptações e não impostas de cima para baixo, que é o que presenciamos na maioria das vezes.
"Currículo é a experiência, conhecimentos e saberes que se espera fazer aprender na escola de acordo com o que se julgam relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto. Entende-se também que currículo é também uma questão de identidade. Podendo-se considerar como seleção de conhecimentos.”
A integração efetiva das tecnologias ao desenvolvimento do currículo é possível quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, quando realmente conhece os recursos que utiliza e acrescenta-os no seu projeto curricular. A utilização dessas tecnologias na educação favorecem muito a aprendizagem, pois  se torna mais interessantes, participativas.
As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio à elaboração de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar, aprender, fazendo com que interaja com o meio em que vive.
Desenvolver trabalhos com projetos no âmbito do currículo requer atualização da parte do professor, mas também da comunidade escolar. Ele precisa ser construído com a participação de todos os atores do processo educativo. O conhecimento das tecnologias precisam ser inseridas pelos professores em suas práticas pedagógicas, mas com o auxilio da proposta curricular da escola, inovando as práticas adaptadas ao currículo.
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário